segunda-feira, 11 de julho de 2011

dia daqueles

Olá!

Hoje foi um dia terrível. Corrigi provas no final de semana e imaginem o quanto alegre eu fiquei.
Tinha vontade de jogar tudo na lareira, odeio corrigi-las.
Pior, é a raiva que eu fico deles: poxa vida! explico, falo, explico, falo....e não entra nada na cabeça?
Fiquei baixo astral. Triste, uma mistura de raiva de mim por me preocupar com quem não merece, raiva de mim por não ter feito outra coisa na vida.... poxa vida! o que eu queria com magistério? Analfabeto ganha mais que eu... Tiririca é um belo exemplo.
Nossa! Cheguei da aula com uma dor no peito. Estado de vigília, coração na boca, tremor nas carnes....
Tomei um remédio para tensão nervosa, um calmante para os nervos, e meio copo de gotas preciosas.
Deu certo!
Olha., só entende esta profissão quem está nela.
Desculpe! Mas é isso.
Você enfrenta gente opinando sem saber, pais metendo o bedelho e se achando, alunos que vão na aula por que o conselho tutelar chega junto.... são poucos aqueles que você observa que estão ali porque realmente querem alguma coisa. E o governo? só sabe dizer que quem deve achar meio de motivar os alunos somos nós....
Gente! Eu estou à beira de um colapso. Dou Matemática.... mas os alunos acham que tabuada é uma paulada na cabeça....
E quem me motiva?
É bem assim: se você dá uma matéria hoje só pode falar nela hoje. Amanhã, 24h depois, eles nem lembram do que você falou. Para mim, isso é retardo. Só pode....
Eu tive uma infância pobre. Mas pensava que não iria ser tão pobre a vida toda.
Minha mãe não olhava meus cadernos, nem meu pai.
Mas eu sabia que devia estudar e de fato, nunca reprovei, nunca passei por um exame sequer, estava aprovada com média no terceiro bimestre e Deus me livre uma nota vermelha. Lembrança dos 180 dias.
Hoje, a nota azul é piada.
Não pensem que me divirto com isso! Fico doente!
Os alunos não memorizam nada e não venham me dizer que memorizar faz mal.... mal coisa nenhuma. Se não decorássemos não saberíamos nem escrever.
E o governo cai  em cima: se rodar, culpa do professor.
Se passar sem nada saber (é isso que eles querem- a tal qualidade é pura mentira)- a culpa é tua.
Se tua aluna evadir, resolver engravidar e parar de ir na escola: a culpa é tua também.
Já viram o filme: Um dia de fúria?
Pois é: o cara resolve enfrentar o mundo....só que usa arma....
Não sinto vontade de matar ninguém...Deus me livre.
Sinto vontade de olhar os governantes e dizer: chega de mentiras, de hipocrisia, de mensalão, de jeito certo...
Hoje em dia não basta ter amigos, mas você precisa conhecer os amigos certos: não precisa ser competente, basta ter as costas quentes...quem não sabe?
É como culpar um médico por que seu paciente não tomou  a medicação: exatamente isso...
Se morrer é culpa do médico?
Se o médico deu recomendações e o paciente não fez, a culpa é dele?
Não venham querer que eu seja responsável pelo destino dos outros.
Odeio que dependam de mim para alguma coisa.
Odeio gente vítima, chorosa, que se acha vítima de tudo, que sofre por pouca coisa...longe de mim!
Eu fico pensando nos pais destes alunos????
Será que um  pai não sabe que seu filho não estuda?
Será que é difícil olhar um caderno? Se é que o aluno tenha um....
Será que é tão difícil passar uma "continha" para a criatura fazer?
Sim, é difícil.
Melhor seria então, que as pessoas nascessem de máquinas e não de outros seres humanos....
E que igualmente fossem ensinadas por máquinas...
Quem usa computador sabe... ele é sem sentimentos.
Se você não sabe onde mexer, chore para o papa...
Ele não se comove, nem que você implore para ele não travar...
Já a gente, sempre sentindo peninha....coitadinha, coitadinho...
Alguém sente pena de mim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTARIA DE UM COMENTÁRIO OU APENAS UM OIZINHO...