sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Hoje uma aluna de 1993 me achou no orkut. Senti uma saudade imensa... gigantesca! Eu gosto de internet por causa disso. Não há quem você não ache! Coisa mais legal! Ela com 34 anos e eu com 33 anos... e fui prof dela. Coisa legal é ver que as pessoas conseguem crescer, ninguém nos impede, só Deus. Mas como li um livro: Deus não quer que o obedeçamos, quer uma atitude de nós. Esta aluna morava num lugar onde Judas perdeu as botas e as meias... no fim do mundo. Hoje está crescida, evoluída em todos os aspectos e eu senti um orgulho danado disso. Em algum lugar deste crescimento eu fiz parte porque fui sua professora. O que existe de legal na nossa profissão é que ela é além de apenas momento didático: nossa relação com os alunos é momento de vida e crescimento para ambos os lados... isso que ninguém nos tira. Mas nosso salário é vergonhoso. Queria ganhar bem, investir no que eu faço, poder ter tempo e ter dinheiro para me enriquecer culturalmente. Na medida do possível, fazemos isso. Mas temos família. Precisamos sustentá-las. Sinto vergonha do meu salário e por isso vou pular fora. deixei o romantismo de lado. Sei que vou enfrentar muitas coisas que não vou gostar na outra profissão, mas terei de me adaptar. Vou continuar lidando com pessoas e isso eu gosto. Ninguém vai apagar da minha memória as horas de riso, de trocas e de carências. Mas terei que seguir em frente, tenho que usar a minha inteligência a meu favor. É por dinheiro e também porque gosto de desafios, aprender coisas novas... Realmente ando meio acomodada, mas vou fazer o meu destino, estou fazendo o meu destino, enterrando minha cara nos livros....
Que bom se os governos olhassem a educação como deveria ser vista, apreciada e valorizada. Nossa educação é falha, nosso salário é baixo, mas estamos tentando fazer o impossível....
Nosso povo é inteligente... mas ignorado.
Somos um povo pacífico demais até.
Nossa história é feita de grandes lutas, de batalhas, de revoluções...
Mas esquecemos disso ao longo do tempo.
Onde nos perdemos?
Como vai ser a educação dos meus filhos e netos?
Como vai ser o meu país daqui a uma década? daqui a um século?
será que hoje estou fazendo alguma coisa por eles?
Ou meu comodismo vai ser a sua miséria?

Um comentário:

GOSTARIA DE UM COMENTÁRIO OU APENAS UM OIZINHO...