quinta-feira, 15 de outubro de 2009

EDUCAÇÃO DE CASA É PRIMORDIAL

Quisera ficar quieta num mundo cheio de injustiças... Mas não posso. Pichar a sala pode, mas limpar porque depredou é humilhante!? Grande parte do descaso que ocorre na área de educação é devido a esse tipo de atitudes dos pais: pais vítimas de filhos vítimas. Se meu filho pichasse a sala de aula onde uma equipe escolar acabou de limpar, pintar, arrumar, eu seria a primeira a fazer pintar, mas antes, ia fazer lavar a parede com bombril, para dar bastante trabalho, e depois mandava pintar tudo. Aposto que ia aprender que tinha uma mãe em casa e não um enfeite.

Cada dia que passa eu fico mais apavorada com o que está acontecendo. Só pode o Brasil ficar lá embaixo no ranking de educação, ensino e aprendizagem. Vivemos num pais sem leis? Interessante é que as pessoas fazem errado e ainda se acham no direito de cobrar. Cobrar o que? Isso não seria falta de vergonha na cara? É como acontece em dias de prova: bate a amnésia e o aluno esqueceu... deu branco! Não deu branco, antes da prova ele teve infinitas oportunidades de aprendizagem, mas talvez passar bilhete na hora da explicação fosse mais importante, assinar caderno de recordação o mais interessante. Não sei, sei apenas que 90% vem a escola e 10% estuda. Estes são os concurseiros aprovados, os vestibulandos aprovados... E a maioria dos pais ainda acredita nos filhos. Quem será que é o problema? Quem não estuda pode sofrer do problema das cores, mas para quem estuda, o mundo é colorido. Como diz o ditado:” A vida sorri para quem leva a vida á serio”. Portanto, é urgente que as pessoas entendam que são responsáveis por seus atos, sejam eles quais forem... É questão natural: plantar é opcional, mas colher é obrigatório.

De tudo o que ocorre na educação, as pessoas poderiam pensar: mas o que faz algumas pessoas continuarem em educação? Algumas são tão inteligentes, outras insatisfeitas, outras felizes, outras infelizes! Seria a falta de oportunidade? Mas sejamos claros: nós fazemos as oportunidades. Alguns olham televisão, outros se debruçam sobre os livros... é uma questão de escolha. Não é sorte! Sorte é uma conseqüência de trabalho. Sei que a vida me sorri, que planto flores, outras vezes colho pedras, mas tudo faz parte do castelo que estou construindo. Continuo porque acredito.Algumas vezes até desacredito, mas é este engano e desengano que me faz recuperar as forças e seguir em frente. Não sei até quando, mas continuo e pior, ainda sou feliz! Algumas pessoas acreditam apenas na justiça humana, mas eu também acredito na divina e esta, meus amigos, nos é imposta como colheita obrigatória. Cuidado com o que plantas e com quem crias sob teto !

Simone Varoni de Oliveira/Professora Municipal

Um comentário:

GOSTARIA DE UM COMENTÁRIO OU APENAS UM OIZINHO...