sábado, 11 de dezembro de 2010

Vergonha ou orgulho em ser honesta?

O mundo é cheio de hipocrisia, de mentiras, de fingimento. Como as pessoas conseguem ser assim?
Às vezes, pego-me admirando esta falta de verdade e me dá uma leve vontade de ser assim... Como assim?
Como Rui Barbosa, sinto  vergonha de ser honesta...
Hoje fui trocar um aparelho de MP4, numa rede enorme de Santa Maria. Não precisa dizer mais nada... pensei comigo, já vou armada. Armada no sentido de que, quem troca é que passa vergonha. O certo seria a loja ter vergonha de vender algo que não presta. Dito, pensado e feito!
O vendedor que me atendeu, me disse assim:   -  Vou ver se tem outro para trocar!!!
Pensei comigo: ver? é lógico que ele iria trocar ainda mais que a baiana, aquela que baixa de vez em quando, já estava a caminho...
Bom, tenho um sexto sentido que deverá me render os números da megasena.
Quando eu comprei o MP4, a vendedora me atendeu rápido e disse assim:
- A senhora vai lá no balcão X e pega a garantia. Quer dizer, a gente fica perambulando que nem mosca tonta, vai ali, fala ali, fala  lá, fala com este, com aquele...resumindo: quando chega no final da compra tu nem sabe mais o que comprou, pois nem se lembra.
Cheguei em casa, dei ao meu filho . Ele feliz foi carregar. De início já não tinha os fones, mas fones é o que mais tem na minha casa: :isso não seria problema. Porém, o correto é ir junto os tais fones, afinal eles estão inclusos no preço.
 O vendedor disse assim, como se eu fosse uma mega mosca tonta de 84 kg na frente dele, ainda por cima, ariana e justiceira:
 -   Mas ele ligou! ( eu havia mencionado que o problema era esse! o negócio não ligava!)
E eu respondi:
- Ah! agora, o senhor tira da luz pois é assim que vou  usar, sem estar na luz! Quem sabe não sei ler onde fica o botão de ligar!
- Dito e feito, o negócio não ligou bosta nenhuma.
Ele disse assim:
- Não sei o que a senhora tratou com a vendedora, pois é saldo de estoque e não tem outro para trocar.
_ Olha, nunca fiz tratos com vendedores: que eu saiba o único trato é você pagar e levar.
- Pois é, mas ela deveria dizer e não disse.
-Pois é meu amigo, não disse. Se ela tivesse dito  me dito assim:  estou lhe vendendo uma porcaria, que já passou por outras pessoas, não vai funcionar, é uma merda, o preço  está bom para enganar os idiotas que vêem uma placa bem grande, com preço atrativo, que vão levar gato por lebre, eu tinha deixado  aqui mesmo.
- A senhora não pode cobrar de mim, apenas lhe entreguei o produto.
Nestas alturas, o homem já gaguejava.
- Não estou cobrando do senhor. Quero apenas o que é meu de direito: comprei, paguei, não achei R$ 78,00 no lixo. Eu moro em outra cidade, estou aqui a passeio e se estivesse  longe daqui não valeria a pena colocar gasolina no carro e trocar o produto. Mas, hoje, por estes R$ 78,00 faço uma guerra. Se tu não tiveres outro para me dar, chamo a polícia. Não estou pedindo favor, quero o que é meu.
Ele colocava toda a culpa na colega e eu não queria saber. Se ela agiu errado em vender algo já estragado, ele foi  cúmplice pois ao me entregar o produto estragado  cometera junto o mesmo crime: ludibriar o consumidor.
Para a ajuda, ele disse:
- Quem sabe a senhora espera a vendedora e fala com ela.
- Não meu amigo. Quem o gerente disso? deve haver alguma pessoa responsável.
- É o fulano de tal.
- Eu não vou falar com empregado. Vou falar com o gerente pois empregado só cumpre ordem.
- Nem todos, senhora.
- Pois bem, que vá para rua. Tem um montão de gente querendo trabalhar.
Resumindo a história:
O cara trocou o aparelho, não resmungou para me dar os fones (estavam em falta- no anterior não tinha vindo) e o tal  produto magicamente tinha outro para troca.

Alguém pode me explicar o que é isso????

Você precisa ter argumentos para trocar algo que a loja deveria ter vergonha de vender???

É para pensar como RUI Barbosa?

Preciso ter vergonha de ser honesta ou me orgulhar em ser quem sou?
Segunda opção com certeza.

Se aquele vendedor falasse com uma pessoa mais humilde, certamente, ficava o dito pelo não dito e o vivente levava o produto com defeito bem quieto: é este prevalecimento que me anoja!
Para o mundo mudar não precisa muita coisa: basta respeito!
Por si mesmo e pelo outro!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTARIA DE UM COMENTÁRIO OU APENAS UM OIZINHO...