terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

texto aos meus alunos...início de ano 2012

 QUERIDOS !

Olá!  Eu estava louca por conhecê-los- digamos assim: fama!  Ruim ou boa? Logo saberemos...
A fama é algo muito bom porque gera curiosidade.  Vocês não me conhecem e nem eu a vocês. Não conhecem meus problemas e nem minha vida. Assim estamos empatados por que  nada sei de vocês também. Sei apenas onde estamos: em uma escola.  Meu desejo é que aprendam muitas equações, mas também ficarei  feliz se aprenderem a cuidar da escola e respeitar  o colega. Também serei feliz mantendo um diálogo de amizade, sempre respeitosa e positiva. Sempre digo que quem tem razão escuta e quem não tem- grita!
Acelera!!! Palavra interessante: quer dizer- vá em frente, corra!!! Acrescentaria aí, tenha coragem  pois não é fácil. Mas o bom de não ser fácil para nós é que também não é fácil para os demais; assim, precisamos ter coragem, não para levantar cedo ou sair no sol ( isso também não fácil, mas não é o pior), mas  para seguir falando quando não nos ouvem,  seguir acreditando quando todos duvidam,  ter objetivos quando a maioria nem sequer ousa sonhar. Muitas pessoas sonham apenas quando estão dormindo e olha lá!!! O sonho precisa ser materializado  para se tornar realidade e isso dá trabalho. Se tu tens um sonho, tens muito trabalho! Eu, por exemplo, tenho muita alegria em ter muito trabalho, por que estou trabalhando em prol dos meus sonhos.
Precisamos de coragem para nos amar. Tem gente que estufa o peito e diz : eu me amo!!! Mas tem péssimas amizades, não filtra o que escuta, não pensa no que fala, não faz nada pelos outros e nem pelos familiares,  não reza, não tem fé... que  amor é esse tão cheio de desamor?
Eu penso que ser professor apenas me qualifica como um profissional, mas nunca como pessoa.  Pessoa sou eu Simone: choro quando olho um filme triste, fico triste quando vejo um aluno dizer: eu não gosto de estudar... E daí? Estão em condições de negociar? Alguém acredita  poder escolher em plena juventude o que gosta e o que não gosta? Meu querido, pobre não tem escolha- senão a opção de escolher estudar! É a única chance de tentar ser alguém neste mundo que precisa de amor, mas vive do dinheiro. Detesto ver  pais dando ousadia aos filhos: eles não quer estudar... fulaninho não quer!!! Ele tem querer? Pode se sustentar? Tenho um ditado bem bom: enquanto eu colocar a comida na mesa, o querer é meu! Vai estudar e pronto! Depois, plante bananeira se quiser. Cada um tem as suas escolhas quando estiver apto a escolher. Nunca culpe as pessoas por suas péssimas escolhas. E é exatamente isso  que mais as pessoas mais fazem.
 Vejo os alunos marcando passo na escola, reprovando, abandonando e eu penso: será que ele não pensa no futuro? Que futuro terá esta criatura sem estudo? Onde vai morar? Como vai se sustentar? Já ouvi muitos alunos dizer :” vou trabalhar, professora!”... Trabalho exige  compromisso, boa vontade, disciplina,  estudo para fazê-lo  bem feito. Acredito na necessidade de trabalhar,  também  na urgência em aprender.
Mas onde encontrará  emprego? No campo?  Foi-se o tempo em que não se precisava de estudo para trabalhar no campo. Sabe-se que máquinas estão modernas e para operá-las precisas de conhecimento. Darias, tu, emprego a uma pessoa semi-analfabeta ou a um universitário? Deixa disso, um universitário jamais estaria no campo. Você pensa isso? Vejo que não sabe nada da vida. O desemprego não tem limites. As pessoas não têm emprego porque não tem estudo.
Tenho 36 anos, 18 de magistério ( sim, comecei com 18 anos), tenho 3 filhos, sou formada em Matemática (ah! Que horror!)- Eu digo: nada de horror! Uma delícia-  uma vez que  a Matemática não mente!!! Ela não te ilude. Pode notar, muita gente se diz bom no Português  e não sabe nada. Faça uma pergunta mais elaborada e o bom entendedor foge!!! Já a Matemática,  não! Você não pode dizer que sabe, se não sabe. Com o Português têm ilusões, com a Matemática têm medo...
Português é uma língua linda, mas conhecida por poucos. Os alunos escrevem errado. Se fosse professora de Português já tinha enfartado. Alguns dizem culpa da internet. Não, culpa da preguiça mesmo!
Drogas? Por favor, fica longe. Não desejo para o meu pior inimigo. Está com problema? Vá  lavar uma roupa, capinar uma horta, acha o que fazer...ocupa-te! Como diz o ditado: mente ociosa, oficina do diabo. Tenha maturidade para entender que tudo passa e que todo mundo tem problemas- contigo seria diferente?  Cada vez que penso nos meus problemas descubro que os dos outros são ainda piores. Não penso nos problemas, mas perco o sono pensando na solução.
Procura ser amigo para falar nas costas o que tu te fazes corajoso  para falar na frente. Se fores falar de mal, cala-te. Se for felicitar, faça com o coração. Se for pedir desculpas, sê sincero. Faça o que tu puderes  para ser feliz, honrando tua família, sendo um bom filho e bom colega, sendo honesto, carregando o bem no coração e na alma.    
                                              Desejo um ano maravilhoso para nós!!!!
                     Hoje não sou mais eu, apenas eu. Existe você na minha vida, então somos nós.
                        Esta sou eu, assim penso e assim tento ser.  Agora  fala-me:  quem tu és?

5 comentários:

  1. alguns errinhos, mas arrumo depois, pois agora estou sem tempo...

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu blog e apreciei suas postagens, tanto que já o sigo. Dê-me a honra, visite o meu e conheça minhas obras.
    Aproveito e lhe desejo uma feliz Páscoa.
    http://vendedordeilusao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Vim conhecer seu blog
    Gostei,muito interessante
    Estou seguindo
    Obrigado por ser seguidora,no meu blog
    Numa próxima vst se possível
    Deixe um comentário,vou amar
    bom fim de semana
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Hj,vim agradecer sua presença
    No meu blog de mimos,adorei
    Obrigado por seguir
    Bjsss

    ResponderExcluir
  5. Olá , seu blog é muito bom, e desde já quero dar-lhe os parabéns, meu nome é: António Batalha, e quero deixar-lhe um convite, se quiser fazer parte de meus amigos virtuais no blog Peregrino E Servo ficarei muito radiante. Claro que irei retribuir seguindo também seu blog.Como sou um homem de Deus deixo-lhe a minha bênção. E que Seja feliz você e sua casa.

    ResponderExcluir

GOSTARIA DE UM COMENTÁRIO OU APENAS UM OIZINHO...